Síndrome de Caim: Diagnóstico, sintomas e orientações

10/10/2011 00:50

Uma doença bem antiga vem sendo diagnosticada de forma acentuada ultimamente...

De acordo com algumas pesquisas, uns dos locais de incidência da doença é um meio muito conhecido e frequentado por mim e por você: as Igrejas evangélicas.
 

Diagnóstico: Síndrome de Caim

Mas o que é isso?

Sintomas:


- Ciúmes, indignação com o sucesso do outro e desgosto;

"...Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta;
ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante." (Gênesis 4:4b - 5)

- Engano e falsidade;

"Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou." (Gênesis 4:8)

- Mentira e sarcasmo;

"Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei: acaso sou eu tutor de meu irmão?" (Gênesis 4:9)

- Ódio e tratamento áspero;

"Vendo, pois, seus irmãos, que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente." (Gênesis 37:4)

- Disputa e competição;

"Então lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? ..." (Genesis 37:8)

- Maquina o mal e conspira contra o outro;

"De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar." (Gênesis 37:18)

- Crueldade e egoísmo;

"Vinde, pois, agora, matemo-lo, e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos." (Gênesis 37:20)

- Busca denegrir a imagem do outro;

Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia." (Gênesis 37:23)

- Tira proveito do outro, usando-o em benefício próprio;

"Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a nossa mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram." (Gênesis 37:27)

- Dissimulação.

"Então tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue." (Gênesis 37:31)


Esses sintomas são característicos de pessoas com caráter fraco e falho.
Estão contaminadas com a síndrome de Caim e, quando não matam, tentam denegrir a imagem do outro, o que também pode gerar morte...

Existe possibilidade de resistir a esse mal?

Sim! A síndrome de Caim se instala numa pessoa apenas quando a própria permite que isso aconteça.
Todos os sintomas podem bater à porta do coração de todos nós, mas pessoas com o caráter de Cristo conseguem dominar esses maus desejos.

"Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." (Gênesis 4:7)

Mas, graças a Deus, Seus planos são maiores que os nossos!

Se você está sendo vítima de pessoas contaminadas com a síndrome de Caim, não desista de dedicar-se ao Senhor, pois Sua honra virá sobre sua vida. Ele está no controle!

O que está por vir é muito melhor e maior do que essa situação! Porém, mantenha-se firme no Senhor!

O que José viveu com seus irmãos, na verdade, fez com que ele mudasse o lugar onde estava, pois Deus tinha planos maiores.

"Assim não fostes vós que me enviastes para cá, e, sim, Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito." (Gênesis 45:8)

Existem horizontes novos para a sua vida!
Não murmure!
Não entre no jogo da disputa e competição!
Dessa forma, a honra do Senhor virá sobre você!

E, caso tenha identificado algum dos sintomas em você, busque o antídoto através da oração e arrependimento diante do Senhor!

Voltar

Deixe seu Comentário ou sua Duvida

Data
De
Assunto

Minha irmã de sangue me odeia

Minha irmã sempre me perseguiu desde a infância, hoje somos adultas eu casada a mais de 20 anos, ela mãe solteira de 2 e abandonada em uma vida de miséria, nunca fiz mal a ela, sempre ajudei quando ela precisou, mas a um dia atrás, eu soube q ela não gosta de mim, fala mal de mim a tds q encontra, nutre um ódio mortal por mim, e só não me mata pq vivo cercada de muita pessoas, e tenho meu esposo q me defende, quando vou a festas de família e ela está presente, ela olha tão feio pra mim q chego a passar mal, confesso q a pessoa dela não faz bem para mim, prefiro ficar longe por questão de saúde e preservar minha vida e da minha família constituída(esposo e filho).

Data
De
Assunto

Maria do Socorro Lima Linhares

Afaste-se dela,. Nao permita o contato fisico.

1 | 2 >>

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.